Existe um certo dilema entre produtores e distribuidores quando se trata de decidir entre implementar um Automated Storage and Retrieval System (AS/RS) nos seus armazéns. Eles normalmente são confrontados com duas questões:  “Será que serei capaz de arcar com os custos?” e “O que acontece se o AS/RS parar de funcionar?”

De acordo com o presidente e proprietário da Westfalia Technologies, DanLabell, a tecnologia do sistema AS/RS  tem percorrido um longo caminho nos últimos anos. Seus materiais componentes nunca foram tão resistentes , e os projetos nunca foram tão minusciosamente examinados. Sistemas como o Warehouse Management System(WMS) e Warehouse Control System (WCS) sofrem inúmeras melhorias e operam em quase perfeição.

Para as empresas que já aplicam os sistemas já mencionados, a consolidação de um armazém automatizado é o próximo passo em busca de melhorar o nível de serviço, reduzir custos a longo prazo, entre outras vantagens.

 De acordo com Dan Labell, presidente e proprietário da Westfalia Technologies, as regras que precisam ser seguidas na investigação da automação de um armazém são as seguintes:

  1. Compre equipamentos de alta qualidade. O menor custo não se equivale ao melhor negócio. Qualquer redução de custos iniciais em breve será substituído pelo tempo de inatividade de equipamentos e altos custos de reparo;
  2. Tenha uma visão de longo prazo. Nenhum negócio conquista o sucesso da noite para o dia. O sucesso envolve etapas progressivas implementadas ao longo do tempo. Com um ciclo de vida de 25 anos(ou mais), é irreal pensar que a implementação de um AS/RS pode se pagarem 12 meses;
  3. Traga as novidades para o pessoal da operação o mais cedo possível. Não espere até que o sistema esteja prestes a ser implementado para envolvê-los. Os responsáveis pelas operações devem estar ciente dos novos projetos desde o início;
  4. Sejapró-ativo. É menos dispendioso seguir as recomendações de manutenção preventiva hoje do que ignorá-los e pagar grandes reparações amanhã. Atrasos que geram consumidores insatisfeitos são “custos escondidos” que podem ser totalmente evitados se as recomendações de especialistas forem levada sem consideração;
  5. Selecione o fornecedor do AS/RS comcuidado. Se uma empresa não possui as credenciais no setor de armazéns verticais em que você atua, encontre um fornecer que o faça. Entender o seu negócio e suas necessidades específicas é um pré-requisito para uma implementação bem sucedida. Identifique um fornecedor que se atente aos fundamentos, e que permaneça dentro do seu core-competence e tenha a visão para identificar os seus problemas.

 Embora essas regras possam parecer simplistas, são princípios orientados que todas as empresas devem seguir. Aderindo a estes fundamentos, vai garantir a compra de uma alta qualidade de um AS/RS que trará benefícios econômicos para os próximos 25 anos ou mais.

 Fonte: http://chiefexecutive.net/5-rules-for-automating-your-warehouse

Fotor042913119

Thaís Norberlandi

Membro do GELOG

Relações Internacionais