Alterações no ambiente competitivo

Atualmente, o contexto concorrencial das empresas muda constantemente, trazendo complexidades e preocupações de gestão em geral. Essas mudanças impactam na logística e na gestão da cadeia de suprimentos. Devido a esse fato os profissionais enfrentam diversos desafios nessas alterações no ambiente competitivo, como:

  • As novas regras de concorrência

As empresas cada vez mais concorrem por suas capacidades e competências, ou seja, as mesmas criam valor para clientes e consumidores gerenciando seus processos centrais melhor do que os dos concorrentes.  Ao executar esses processos de forma mais rentável que a dos concorrentes, as empresas obterão uma vantagem de mercado.

Alguns fatores que fazem com que esses processos sejam mais rentáveis são a mercantilização, a agilidade da cadeia, os consumidores menos fiéis a marcas, a redução da base de fornecedores, a inovação de processos, a vantagem competitiva e o ciclo de vida dos produtos mais curto.

  • Globalização da indústria

Atualmente, tem-se uma tendência contínua para a globalização. Na empresa global, materiais e componentes são provenientes do mundo inteiro, e produtos podem ser fabricados offshore e vendidos em muitos países, e eventualmente pode se ter personalização local.
Um dos motivos desta tendência ser contínua é a busca porcustos de mão de obra reduzidos. Porém,deve-se ter cuidado com o tempo, pois em mercados mais sensíveis em relação ao tempo, pode-se ter lead times mais longos.

  • Pressão descendente sobre os preços

A pressão descendente sobre os preços é devido aos fatos de se ter novos concorrentes mundiais, fazendo com que o custo de fabricação seja baixo; o drástico crescimento da
China, onde hoje se tem hoje produtos de qualidade; a eliminação de barreiras comerciais e a desregulamentação de muitos mercados; o excesso de capacidade em muitas indústrias; e a internet, onde o cliente pode fazer a comparação de preços.

  • Clientes assumirem o controle

Nos últimos anos os clientes têm ficado mais exigentes, exigindo constantemente qualidade de produto e serviço. Por se ter pouca diferença técnica entre as ofertas dos concorrentes, faz-se necessário nas organizações à criação de vantagem diferencial por meio de valor agregado. Para agregar valor as empresas tem que investir no atendimento ao cliente, aumentar o valor de uso, fazer com que o serviço tenha valor agregado ao produto principal e se ter uma estratégia de logística integrada.

Treinamento Gestão da Cadeia de Suprimentos

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Bruna Pereira

Membro Administrativo

Engenharia de Produção Civil