Projeto de uma rede de suprimentos

Segundo Janget al. (2002), definir a estrutura de rede de uma cadeia significa determinar o número, a localização, a capacidade e os tipos de plantas e centros de distribuição que serão utilizados. O projeto de rede também estabelece os canais de distribuição e as quantidades de materiais e itens para consumir, produzir e enviar aos fornecedores em cada nível de consumo da cadeia.

Para realizar o projeto de rede, Chopra (2004) indica separar em 4 fases. Na primeira fase, a empresa precisa definir sua estratégia competitiva e saber a abrangência de sua concorrência. Isto é, a empresa precisa definir seu foco. A segunda fase deverá definir as previsões de demanda, as tecnologias que serão utilizadas, questões políticas e econômicas (tarifas, incentivos fiscais, taxa de câmbio) das regiões e como será o ambiente competitivo. Definindo estas variáveis, na terceira fase a empresa deverá analisar a infraestrutura disponível. Em outras palavras, visualizar a parte logística do sistema, assim como a infraestrutura leve (mão de obra, receptividade da comunidade, etc.). Por fim, a empresa deverá escolher as possíveis localidades para instalar a nova empresa a fim de reduzir seus custos e garantir ganhos competitivos para a rede de suprimentos.

Após a definição dos locais interessantes, há a necessidade de se utilizar métodos matemáticos que modelem o problema a fim de oferecer as melhores escolhas. Hoje, alguns dos problemas relacionados com projeto de rede envolvem cerca de 75.000 opções com mais de 200.000 restrições.

Além disso, o investimento necessário para a ampliação da empresa, como o caso da SportsStuff, é muito alto. Portanto, as empresas hoje em dia buscam definir com mais embasamento estas decisões que podem garantir menores custos, garantindo seu mercado de trabalho.

juliano.fw

Juliano Bellé