Com o rápido avanço da tecnologia que vem acontecendo nos últimos anos certa inovação vem ganhando espaço e tornando-se algo cada vez comum perante a sociedade: os drones. Drones são máquinas mais densas que o ar capazes de voar sem a necessidade de ter um piloto a bordo. Podem ter pequenas dimensões, imitando um inseto; ou podem ter espaço suficiente para transportar passageiros. Apesar de parecer algo recente, o primeiro drone foi criado em 1915 pelo exército dos EUA.

O artigo, discutido na última segunda-feira 24/11/2014, abrangeu vários aspectos desse ágil objeto. Começou contando a história da ocupação do espaço aéreo pelo homem até a chegada do drone; descreveu sobre os dois tipos de controle de drones: por controle remoto ou programado; categorizou a nova tecnologia segundo seu peso e tamanho e por fim trouxe as principais aplicações.

Dentre essas aplicações, destacam-se o seu uso no meio militar, transportando armas, bombas e até mesmo usado como arma; no meio jornalístico, filmando paisagens, acontecimentos e até mesmo ajudando paparazzis; no meio acadêmico, com estudos e mapeamento de terrenos; e até usado para fins recreacionais.

Referência: CLARKE, Roger. Understanding the drone epidemic. Computer law and security review 30 pp 230-247. 2014.

DSC_0215

André Azevedo

Engenharia de Produção Civil

Membro do GELOG