Nesta quinta feira, dia 13/11, foi realizada a segunda discussão do bloco que trata sobre tecnologia da informação. O artigo escolhido para a discussão foi “Impact of RFID information-sharing strategies on a decentralized supply chainwith reverse logistics operations”. O artigo aborda a utilização do RFID (Radio FrequencyIdentification) em uma cadeia de suprimentos reversa, através de uma empresa que utiliza materiais reciclados em sua produção, e tem como objetivo principal demostrar as vantagens, tanto ambientais quanto econômicas, adquiridas pelo uso desta tecnologia.

De acordo com o artigo, foi possível obter uma taxa de retorno de materiais reciclados de cerca de 80% graças à utilização do RFID. Da mesma forma, foi possível obter uma redução de custos de aproximadamente 20% após a adoção da tecnologia. Os principais ganhos desta cadeia de suprimentos estiveram no melhor controle dos estoques e da demanda através de uma supervisão em tempo real dos mesmos graças à utilização do RFID, com o qual foi possível aperfeiçoar a coordenação entre fornecedores e a empresa consumidora.

Através da discussão foram abordados vários temas acerca da utilização das etiquetas de radiofrequência em empresas em geral, como o custo de implementação, a viabilidade e as limitações das mesmas. Foram também discutidos os diferentes tipos de etiqueta, como as etiquetas ativas ou passivas, cuja diferença está na dependência ou não da energia emitida pelo leitor das ondas de radiofrequência.

A principal importância do artigo está no maior conhecimento obtido acerca de uma importante e revolucionária tecnologia que já faz parte da realidade de diversas empresas, e também da aplicação desta em uma área ainda pouco estudada desta forma, a logística reversa.

 Nativi, J. J. & Lee,S.Impact of RFID information-sharing strategies on a decentralized supply chain with reverse logistics operations.International Journal of Production Economics ,2012, 136, 366 – 377.

DSC_0196

 

 

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Kuhnen

Membro do GELOG

Relações Internacionais