O artigo visa propor uma modelo para o cálculo de custos em empresa mesclando o método de custeio ABC, Custeio Alvo e o Custeio Kaizen.

O método de custeio ABC é o método de custeio baseado em atividades, onde se supõe que cada produto ou serviço oferecido consome atividades das empresas, e estas consomem recursos humanos, materiais e financeiros. Já o método de Custeio Alvo (Target Costing), apresentado pela primeira vez pela Toyota em 1965, busca ajustar a empresa à estrutura do mercado, ou seja, decidir qual será o preço de venda do produto no mercado, para torna-lo competitivo, e decidir qual é o lucro desejado pela empresa. A partir disso, a empresa sabe quando deve ser o custo dos seus produtos.

A metodologia de Custeio Kaizen (KaizenCosting) é focada na redução dos custos dos processos da empresa. Kaizen é uma palavra japonesa que significa Melhoria Contínua, e é isto que este método busca.

No final do trabalho, os autores apresentam um estudo de caso em uma empresa de importação e exportação, mostrando quais são as informações geradas por esse modelo de custos e quais decisões os gestores podem tirar disto.

Também foram discutidas as etapas de implementação de um método de custos ABC, suas dificuldades e alguns exemplos de resultados foram expostos.

BAYKASOGLU, Adil; KAPLANOGU, Vahit. A service-costing framework for logistics companies and a case study.Management Research News, v. 30, n. 9, p. 621-633. 2007

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Matheus Allgaier

Membro do GELOG

Engenharia de Produção Mecânica