Na última terça-feira (27 /05), o Grupo de discussão de artigos em inglês debateu um artigo que embasava a relação entre  tempo e custos no aprimoramento da cadeia de suprimentos a partir de métodos e consequentemente com a análise em um estudo de caso.

O principal intuito do artigo debatido era conseguir abranger a visão do responsável pela tomada de decisões de uma empresa, ou de uma cadeia de suprimentos a partir dos problemas que são comuns encontrados, como a falta de informação completa. Dentro desta proposta, o artigo apresentou no estudo de caso em uma cadeia de suprimentos de alimentos a mensuração de tempo a partir de métodos como o TBPM (time-based processe mapping) e SCOR, muito relacionado à pratica de lean. Além disso, o artigo também mensurou os custos de uma cadeia de suprimentos diante de todas as atividades e por fim analisou ambas mensuráveis conjuntamente evidenciando a problematização e promovendo informações mais adequadas para a tomada de decisões.

A partir deste contexto, a discussão entre os membros fluiu sob as premissas que o artigo trazia, material extra e casos que acontecem na realidade do mercado em um debate  bem intuitivo. Também foi resolvido um exercício relacionado à atividades que têm valor para o cliente e que não têm, e também apresentados artigos sobre os desperdícios na cadeia de suprimentos.

Por fim, a discussão de artigos desta última terça-feira promoveu a melhor compreensão do relacionamento entre tempo e custos na cadeia de suprimentos e agregou aos participantes a visão holística para a tomada de decisões num cenário que envolve os mais diversos processos logísticos.

WHICKER L., BERNONB M., TEMPLARB S., MENA C. Understanding the relationship between time and costs to improve supply chain performance. International Journal of Production Economics. V.121, N. 2. Pages 641-650. October, 2009.

Fotor04291294
Fernando Henrique Rizotto
Membro do GELOG
Adminsitração