Na última Segunda-feira (15/09) o grupo de discussão de inglês abordou a temática sobre o papel do transporte intermodal na regionalização de portos, o artigo trouxe conceitos importantes sobre a regionalização de portos; a importância de terminais intermodais no desenvolvimento dos atores(tanto autoridades de portos quanto operadores de terminais) e sua logística desafiada pela necessidade de combinar os fluxos de materiais que necessitam de diferentes produtos, rotas e equipamentos.

Partindo dessa temática, a discussão abordou a necessidade da presença do Estado no desenvolvimento de portos, visto que não característico do setor privado investir nessa área devido ao baixo retorno imediato (isso é abordado no artigo como o problema do “free rider”). Dessa forma, o desenvolvimento de portos deve-se partir principalmente de iniciativas públicas.

Por fim, o grupo conseguiu reconher as dificuldades no desenvolvimento da intermodalidade de portos, devido ao grande número de atores resposáveis por atividades, sendo que tais atividades nem sempre são bem classificadas e divididas.

Referência: MONIOS, Jason; WILMSMEIER, Gordon. The role of intermodal transport in port regionalisation. Transport Policy. Wctrs, nov. 2013. p. 161-172. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0967070X13001431>. Acesso em: 15 set. 2014.

Fotor042913119

Thaís Norbelandi

Membro do GELOG

Relações Internacionais