O método de custeio ABC é uma das principais ferramentas para mensurar os custos de cada produto dentro da sua empresa. Diferente do método tradicional, no qual divide-se os gastos igualmente aos produtos, o ABC faz uma análise mais apurada de cada atividade e cada recurso gasto para, posteriormente, fazer um rateio mais preciso e condizente com a realidade.

O artigo discutido nesta segunda-feira (16/06) trouxe alguns dados importantes para entendermos a situação atual das empresas de Santa Catarina, comparando com o Brasil, sobre o custeio ABC. Na Survey foram coletados dados interessantes, como: 75% das empresas consideram o sistema de custos muito importante para tomada de decisões, porém somente 6% das empresas pesquisadas utilizam o custeio ABC.

Outros dados discutidos pelo grupo foram: A maior competição (Globalização), a alta diversificação dos produtos e a elevada velocidade de mudanças são os principais motivos que levam as empresas a adquirir o custeio ABC. Neste ponto, 44% das empresas quedemonstraram interesse estão implementando o método. O método muitas vezes (75%) está ligado com outros sistemas da empresa, como ao sistema de Administração da qualidade total. Por outro lado, 2% das empresas utilizavam e abandonaram o sistema devido a sua alta complexidade e sua manutenção.

Referência: BEUREN, Ilse Maria; ROEDEL, Ari. O uso do custeio baseado em atividades: ABC (ActivityBasedCosting) nas maiores empresas de Santa Catarina. Revista Contabilidade & Finanças, v. 13, n. 30, p. 7-18, 2002.

juliano.fw

Juliano Bellé

Membro do GELOG

Engenharia de Produção Mecânica