Na segunda-feira, 8 de setembro de 2014, foi feita a discussão sobre o artigo Non-technological innovations for sustainable transport liderada pelo membro Pathrycia Sant’Anna. Em geral, o artigo disscorre sobre como inovações não tecnológicas podem contribuir para melhorar a performance sustentável dos tipos de transporte.

Para introduzir a disscussão, foram feitas perguntas conceituais sobre os termos utilizados pela autora. Foi de comum acordo que o conceito de inovação não tecnológica não é algo comum e corrente para os membros. O que foi discutido, é que na realidade, ass inovações raramente vem isoladas de forma tecnológica ou não. O que acontece é um mix dos dois tipos de práticas, para criar uma solução eficiente.

Em seguida, foram listados no artigo algumas inovações que já são atualmente adotadas pela sociedade, tais como carona, areas peatonais e de ciclistas… Cada membro que participou da discussão trouze uma curiosidade sobre alguma das inovações citadas no texto e contribuiu para o enriquecimento da discussão com exemplos reais.

Por fim, foi discutido o quão necessárias são estas medidas. Dado o contexto de uma sociedade bastante mutável, onde cada vez mais rápido os problemas aparecem, assim deve ser com as soluções também. Inovações não tecnológicas, são normalmente de mais fácil implementação e também de menor custo financeiro. Com isso, reservar um tempo para relfetir sobre inovações que não sejam tecnológicas, pode gerar economias globais e performances melhores.

HYARD, Alexandra. Non-technological innovations for sustainable transport.Technological Forecasting and Social Change, v. 80, n. 7, p. 1375-1386, 2013.

Pathrycia Anna

Pathrycia Romero

Membro do GELOG

Engenharia de Produção Elétrica