Nesta terça-feira, 23 de setembro de 2014 foi realizada uma discussão sobre o artigo : ”Logística e transporte aéreo na cadeia de flores de corte: Um estudo de caso Holandês”, conduzida pelo membro André Loman.

O artigo expõe um estudo de caso dentro de uma empresa holandesa do setor de exportação de flores. Destaca a importância do País sobre a produção de flores e com isso expõe todo os processos que compõem atividades de armazenamento, transporte, gestão e ressalta a importância onde os processos devem estar integrados com a tecnologia da informação (TI).

Durante a discussão foram abordados pontos que são de grande importância para manter a qualidade de produtos perecíveis, assim como importância de indicadores dentro da cadeia de suprimentos. Constatou-se que a grande exigência no mercado consumidor por produtos frescos de grande valor agregado gera mudança de desempenho dentro da cadeia de suprimentos. Tratando-se que flores são produtos perecíveis, é impossível pensar em estoques dentro da cadeia produtiva, pois o ciclo do produto é muito curto.  Para alcançar um bom desempenho é preciso levar em conta alguns fatores: garantia de prazo de entrega, manutenção da vida útil das flores, cuidados durante o transporte. Esse desempenho tem como característica adotar a sistema aeroviário de transporte, pois é o que mais adequado as condições impostas.

Por fim com base nos resultados atingidos com a discussão, em conjunto com materiais extras trazidos pela equipe, destaca-se que existem diversos fatores limitantes para a cadeia produtiva de produtos perecíveis. Porem a união de uma cadeia produtiva de qualidade em conjunto com o setor de logística adequado, esse produto que é a flor de alto valor agregado ganha o mercado pelo alta de qualidade e atratividade.

Referência: de Sá, Camila Dias, Danny Pimentel Claro, and José Vicente Caixeta Filho. “Logística e transporte aéreo na cadeia de flores de corte: um estudo de caso holandês.” Caderno de Pesquisas em Administração 11.2 (2004): 45-60.Disponível em<http://www.unifal.com.br/Bibliotecas/Artigos_Cientificos/LOGISTICA%20DE%20TRANSPORTE%20AEREO%20NA%20CADEIA%20DE%20FLORES.pdf > . Acesso em 16/09/2014.

DSC_0189

André Loman

Membro do GELOG

Administração