Iniciando o bloco de estudos sobre custos logísticos, foi selecionado um artigo que aborda o sistema de Custeio Baseado em Atividades ou Sistema ABC (Activity-Based Costing) em uma empresa do ramo offshore. A companhia abordada no estudo trabalha como operador logístico transportando produtos químicos com objetivo de serem utilizados na  exploração de petróleo.

Para aplicação do método de custeio ABC, que permite um aperfeiçoamento  da visualização dos custos através do mapeamento das atividades realizadas na empresa e suas relações com os objetos de custo, o autor seleciona a área de depósito da empresa por concentrar o foco das operações realizadas. Durante o artigo, o autor com base em  referenciais teóricos explica cada passo utilizado para aplicação do processo.

No decorrer da discussão foram observadas algumas deficiências do modelo aplicado como: adoção de valores médios sem ponderação para contabilizar os custos baseados em atividades e a não adoção da capacidade ociosa. Mesmo com essas lacunas, foi verificado que o sistema de custeio ABC para o caso abordado mostrou-se eficaz pois mostrou com um melhor nível de precisão os custos envolvidos na atividade central da empresa.

AZEVEDO, I. R. M. Aplicação da Metodologia de Custeio Baseado em Atividades na Determinação dos Custos de Movimentação Interna de um Depósito. Estudo de Caso: Aplicação à Produção de Petróleo Offshore. 2003. 2003. Tese de Doutorado. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro.

Fotor04291349

Mario Pimentel

Membro do GELOG

Engenharia de Produção Mecânica