Dentro do bloco de discussões de layout, a princípio buscou-se artigos que dessem um embasamento teórico. Posteriormente viu-se a necessidade em trazer um material que trouxesse dados reais, visto isso, a discussão usou um artigo que tratava de um estudo de caso, onde foi realizada a aplicação de um modelo de layout que buscava uma maior eficiência em diversas operações de um armazém.

O estudo gira em torno de um armazém que trabalha com produtos relacionados a esportes. Para a concretização do estudo foi realizada a implantação de um modelo de layout multi-nível. Após isto, para a definição da posição dos produtos dentro do armazém, foi usada a metodologia ABC, a qual envolve as relações de Paretto, sendo que foram definidasclasses de produtos, em maior e menor movimentação.

Durante as discussão, foram comparadas os benefícios notados no estudo e a sua forma de aplicação, com uma consultoria dada pelo GELOG ao almoxarifado do CTC. Sendo assim muitos resultados foram semelhantes. Também conclui-se que não é necessário uma grande mudança em um armazém para melhorar os seus resultados. Algumas vezes práticas simples já dão resultados muito significativos, como o do artigo.

MIRABELLI, Giovanni; PIZZUTI, Teresa; LAGANA, Demetrio. Adaptation of the multi-layer allocation problem for warehouse layout optimization: A case study. In: Intelligent Data Acquisition and Advanced Computing Systems (IDAACS), 2013 IEEE 7th International Conference on. IEEE, 2013. p. 167-172.

joaofeck.fw

João Manoel Oliveira Feck

Membro do GELOG

Engenharia Elétrica