Na última segunda-feira realizou-se a discussão do artigo “A Contribuição das Ferramentas de Custeio Logístico para Tomada de Decisão nas Empresas: Estudo de Caso em Indústria Cerâmica.”. Artigo esse que traz a aplicação dos métodos de custeio logístico, (Lucratividade Direta por Produto, Lucratividade Direta por Cliente, Análise dos Custos pela Dimensão do Pedido do Cliente e Análise de Custo Logístico por Canal de Distribuição), para a análise gerencial e apoio a tomada de decisões dentro de uma empresa do setor de construção civil.

Durante a discussão foram tratados alguns métodos não abordados no estudo de caso, bem como, a importância dos custos logísticos para uma empresa e consequentemente para toda a cadeia de suprimentos. Também foi tratado sobre a importância da utilização conjunta desses métodos, pois alguns desperdícios relacionados a clientes, produtos ou processos, muitas vezes são mascarados nas técnicas de custeio tradicional ou na utilização de apenas uma dessas técnicas.

CARNEIRO, C. et al. A Contribuição das Ferramentas de Custeio Logístico para Tomada de Decisão nas Empresas: estudo de caso em indústria cerâmica. Anais do XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009.

juliana

Julina Hubner

Membro do GELOG

Engenharia de Produção Civil